Dicas

Ampliação em Escala

Uma página original de quadrinhos é produzida com as medidas ampliadas em relação ao seu tamanho impresso. Não se desenha em tamanhos equivalentes aos de tankobons (volumes compilados). Para se fazer uma ampliação há algumas maneiras. Aqui utilizaremos a ampliação em escala. Para realizá-la temos de tomar as medidas de impressão da página e acrescentar 0,3cm (3mm) de cada lado.
Exemplo: vamos supor um mangá com as medidas de 12,7 x 18,9cm. A esta medida será somado 0,3 cm de cada lado (largura: 0,3 + 12,7 + 0,3 = 13,3 cm - altura: 0,3 + 18,9 + 0,3 = 19,5 cm).

Pegue uma folha que será utilizada como referência para extrair a medida ampliada (não é a folha que você vai desenhar, é apenas um modelo) e marque as medidas que obteve da soma, visualizando, assim, o tamanho de impressão.
Em seguida, posicione uma régua longa na diagonal encaixando-a nos pontos de intersecção de altura e largura da página;

Risque uma linha até o alto da folha;

A seguir, trace uma linha para demarcar a nova largura;

Observe que surgiu um ponto de intersecção entre a linha diagonal e a linha da largura da página. A partir desse ponto, será riscado a linha da altura;

Risque a linha correspondente à altura. Esteja atento para que ela não fique torta;

Essas novas linhas demarcam a área ampliada que será utilizada para a confecção da página. Tire as novas medidas de largura e altura e com elas em mãos, risque-as em cada página que for produzir.