Dicas

Como redimensionar a página no Photoshop©

Vimos que, para ser desenhada, a página é ampliada. Depois de desenhada e arte-finalizada, a página deve ser escaneada em 600dpi e redimensionada para seu tamanho de impressão para receber o acabamento (retículas e outros) no Photoshop ou outro programa.
Para isso, temos de criar um arquivo no Photoshop com as medidas de impressão da página que são 12,7 x 18,9 cm mais a sangria de 0,3 cm de cada lado: 13,3 x 19,5 cm.

Crie um novo arquivo (Ctrl+N) com as medidas de 13,3 x 19,5 cm, com resolução de 600dpi e em escala de cinza. Clique na régua do arquivo e arraste para puxar as guias e marcar 0,3 cm de cada lado da página. Repita o processo para marcar as margens de segurança, 1 cm, aproximadamente, de cada lado;

Clique na página escaneada e arraste-a para o novo arquivo;


Clique na borda da página desenhada para ativar as alças para redimensionamento (ou vá a edit/transform/scale). Pressione a tecla Shift e arraste as alças para o centro reduzindo a página para que caiba dentro do arquivo base;

Com a página redimensionada, faça ajustes nos níveis (Ctrl+L) e nitidez (filter/ sharpen/sharpen) para que o traço fique mais escuro e o branco mais claro. Achate a página indo a Layer/Flatten Image.
Salve este arquivo com o número da página correspondente.