F. A. Q.

Ao longo do tempo, nós recebemos diversas perguntas sobre produção e relacionadas ao nosso trabalho. Algumas dessas perguntas são frequentes, então, resolvemos criar este F. A. Q. para respondê-las. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato ou mande uma pergunta para nosso ASK.

O estúdio foi fundado em 1996, com o objetivo de produzir histórias em quadrinhos utilizando, predominantemente, a linguagem gráfica do mangá. Na formação original existia mais integrantes, mas depois o número foi fixado em quatro: Montserrat, Sylvia Feer, Simone Beatriz e Márcia Okuno (Maruchan). Todas se conheceram nos cursos e eventos de mangá promovidos pela ABRADEMI.

O Studio Seasons não tem um endereço físico. Cada artista trabalha em sua própria casa, no seu espaço determinado para tal. Quando nós nos reunimos, fazemos isso em uma de nossas casas.

Nós não utilizamos assistentes porque nossos horários de trabalho são adaptados às necessidades do momento e um funcionário não poderia acompanhar esse cronograma. Além disso, não dispomos de tempo para “treinar” assistentes.

O Studio Seasons produz trabalhos para editoras, entre outros. Nós não somos uma editora. Você deve fazer uma pesquisa e entrar em contato com aquelas que tenham um perfil de publicação compatível com o tipo de trabalho que pretende apresentar.

Nós apenas podemos dar um parecer técnico sobre amostras de artes sequenciais e ilustrações. Não analisamos obras inteiras. Para receber um parecer, você pode mandar sua amostra para o email do estúdio studio.seasons@studio.seasons.nom.br com os arquivos anexados no máximo em 100 dpi e no formato .jpg.

Muito raramente. Nós utilizamos os mangás para estudar alguma técnica de acabamento ou estilo de arte e diagramação. Dificilmente vemos animês.

Geralmente usamos estes: Photoshop, Manga Studio, PaintTool SAI, Corel Painter, Autodesk SketchBook Pro Copic e Adobe InDesign.

Usamos a digital, mas temos algumas amostras de retículas manuais que escaneamos, tratamos e aplicamos digitalmente.

Geralmente o material importado, como fude pen, canetas recarregáveis, tinta e bicos de pena, é comprado em sites especializados. Já o papel, é adquirido em papelarias grandes.

Nós não costumamos estabelecer divisões de gênero para as nossas histórias, mas nosso material segue uma linha que varia mais entre o josei, shounen e seinen que o shoujo, se observar o conteúdo.

Para saber sobre como apresentar trabalhos para editoras, acesse este link e leia o artigo.

O Studio Seasons já tem uma série de projetos autorais. Não costumamos pegar projetos externos. Para fazer isso teríamos de avaliar a obra e sua extensão.

No momento, não. O artista tem que ter um suporte financeiro extra, porque os trabalhos em mangá levam tempo para serem produzidos e as editoras não pagam por páginas ou lotes prontos, apenas por volumes completos, em geral.

Nós pegamos projetos externos em casos muito específicos. Antes de tudo, a pessoa que deseja que façamos um trabalho para ela, deve enviar um e-mail se identificando (de preferência não só o primeiro nome), juntamente com uma prévia do que se trata o projeto (dados como tipo de publicação, conteúdo, extensão) para que possamos fazer um orçamento inicial, caso tenhamos interesse e/ou possibilidade de realizá-lo.